O presidente da CCDR NORTE, António Cunha, destacou, esta quarta-feira, em Vigo, a urgência de “acelerar” a ligação de alta velocidade com Vigo. “A alta velocidade, Porto-Lisboa e Porto-Vigo é a nossa prioridade estratégica, o principal projeto para a Região Norte”, referiu o responsável.
António Cunha participava no encontro Conectando el Noroeste, promovido pela Confederação Empresarial de Pontevedra, iniciativa que contou também com as presenças do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, do presidente da Junta de Galiza, Alfonso Rueda Valenzuela e do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, entre outros responsáveis dos dois lados da fronteira.
“Importa garantir que as ligações Braga-Valença e Campanhã-Aeroporto estejam operacionais em 2032. E importa definir o quanto antes a localização da nova travessia sobre o rio Minho”, sublinhou António Cunha, acrescentando que no dia em que existir “a ligação de alta velocidade entre a Corunha e a Península de Setúbal”, o país encontrará o futuro que merecem o mundo será melhor.
A sessão ficou marcada pelo anúncio do ministro Miguel Pinto Luz que assegurou que a ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo ficará concluída em 2032, fazendo com que o Norte de Portugal e a Galiza fiquem com “uma posição geoestratégica única”.
“Porto-Vigo [por alta velocidade] não é um estudo. É uma concretização. Vamos fazer o investimento e vamos concluir em 2032. E acreditamos que Espanha tenha então concluído o investimento do lado espanhol”, afirmou o ministro. Com a conclusão da ligação de alta velocidade, o Norte de Portugal e a Galiza ficarão com uma “posição geoestratégica única”, acrescentou.
“Nós não pensamos que o país é só Lisboa. Vemos o Porto como uma nova centralidade e a Galiza como parceiro primordial”, assegurou. De acordo com o ministro, tal acontece porque o Governo acredita “muito, muito, muito nesta eurorregião” e porque acredita muito no Norte de Portugal e na Galiza.
O governante frisou que Portugal precisa “muito da Galiza para concretizar esta visão de uma eurorregião que possa competir com as grandes regiões da Europa”.
O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.
A ligação Porto-Vigo prevê uma nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e um troço Braga-Valença (distrito de Viana do Castelo).
Últimas Notícias
-
Concurso de Teses de Mestrado... CCDR NORTE desafia municípios da Região para projetos relacionado...
-
Especialização Inteligente do... Norte define prioridades para investimento em infraestruturas cie...
-
Centro de Competências do Nort... Primeiro Centro de Competências Regional nasce a Norte
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-