Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O AECT da Eurorregião Galicia–Norte de Portugal apresentou hoje a sua Visão Estratégica 2026–2028, um novo quadro de atuação que pretende reforçar o papel estratégico da cooperação transfronteiriça e consolidar a Eurorregião como um espaço comum de oportunidades, conhecimento, inovação, competitividade e desenvolvimento.


A apresentação decorreu num encontro institucional que reuniu a Direção do AECT, Aldara Vázquez e Beraldino Pinto, e representantes dos órgãos de governação da entidade por parte da Xunta de Galicia e da CCDR NORTE, refletindo o compromisso conjunto das duas regiões com o aprofundamento da cooperação e a construção de uma agenda comum para os próximos anos.


Participaram, pela Xunta de Galicia, o representante no Conselho Superior e director Xeral de Relacións Exteriores e coa UE, Jesús Gamallo, bem como os membros da Assembleia, a Delegada Territorial da Xunta en Vigo, Ana Ortiz e a directora Xeral de Administración Local, Natalia Prieto. Participaram igualmente Esteban Andión Hermida, subdirector xeral de Programación, Seguimiento e Avaliación de Fondos Europeos e Xosé Lago, subdirector xeral de Acción Exterior e de cooperación transfronteriza.


Pela CCDR NORTE, estiveram presentes o representante no Conselho Superior e Diretor da Unidade de Apoio ao Conselho Diretivo, Nuno Almeida, e os membros da Assembleia, os Vice-Presidentes Gabriela Leite e Pedro Machado, a Diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional, Raquel Meira, e o Chefe de Divisão de Cooperação Internacional, Vitor Deveza.


A nova visão estratégica estrutura a intervenção do AECT em cinco grandes áreas — Cultura, Investigação, Turismo, Juventude e Emprego Transfronteiriço e Competitividade —, consolidando projetos com impacto reconhecido e abrindo novas frentes de cooperação entre a Galicia e o Norte de Portugal. A sustentabilidade assume-se como uma dimensão transversal a estas cinco áreas, orientando a ação do AECT e dos projetos a desenvolver na Eurorregião e contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado, inovador e preparado para os desafios do futuro.


NORTEAR e IACOBUS continuam a assumir um papel central, como referências consolidadas nas áreas da Cultura e da Investigação. A estes dois eixos juntam-se agora três novas linhas de especialização, orientadas para desafios e oportunidades com impacto direto no território: “O Camiño que nos une”, “Trabalhar sem fronteiras” e “Polo de Competitividade”.


“Queremos continuar a reforçar o papel do AECT como instrumento de cooperação e de desenvolvimento da Eurorregião, com ambição, proximidade e capacidade para transformar a cooperação em novas oportunidades. Temos ativos muito fortes e reconhecidos, como o NORTEAR e o IACOBUS, e queremos agora alargar esse posicionamento a novas áreas estratégicas, reforçando a capacidade conjunta da Galicia e do Norte de Portugal para responder aos desafios e aproveitar as oportunidades do futuro”, afirmou Aldara Vázquez, Diretora do AECT.

 

Uma Eurorregião mais competitiva e conectada

No domínio do turismo, “O Camiño que nos une” aposta no reforço da cooperação em torno do Caminho Português da Costa, valorizando o património, a cultura, a paisagem e a memória dos territórios e potenciando a sua projeção internacional, particularmente tendo em vista o Xacobeo 2027.


“Trabalhar sem fronteiras” coloca a juventude e a mobilidade profissional no centro da cooperação. A iniciativa pretende aproximar as novas gerações das oportunidades de emprego e formação existentes do outro lado da fronteira, através de conteúdos digitais, encontros presenciais e uma maior divulgação dos recursos disponibilizados pelo EURES Transfronteiriço.


Já o “Polo de Competitividade” pretende criar uma plataforma de cooperação mais estreita entre administrações públicas, empresas, universidades e centros tecnológicos, promovendo novas alianças, a captação de investimento e uma visão partilhada para o reforço da competitividade da Eurorregião, com particular atenção à indústria, às tecnologias duais, à inovação e às infraestruturas estratégicas.


“A nossa ambição é que a Eurorregião seja cada vez mais reconhecida como um espaço de oportunidades e de cooperação efetiva. Queremos transformar as capacidades que existem na Galicia e no Norte de Portugal em projetos e iniciativas concretas, aproximando instituições, empresas, universidades e centros tecnológicos”, destacou Beraldino Pinto, Subdiretor do AECT.


Esta visão estratégica, permitirá reforçar o posicionamento do AECT como um Cross Border Coordination Point de referência, aproximando os diferentes agentes do território e transformando a cooperação transfronteiriça em resultados concretos, reforçando a posição da Galicia e do Norte de Portugal como um espaço europeu capaz de gerar conhecimento, inovação, investimento, emprego e novas oportunidades.


Mais do que reforçar estruturas de cooperação, a estratégia 2026–2028 pretende dar maior escala às capacidades existentes dos dois lados da fronteira e convertê-las em projetos comuns com impacto real na vida dos cidadãos e no desenvolvimento da Eurorregião.


Voltar ao Topo da Página