Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Foi publicado o Despacho n.º 3484/2023, de 10 de março, que autoriza a abertura de candidaturas para atribuição de apoios para reparação dos danos em infraestruturas e equipamentos municipais, no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 12-B/2023, de 6 de fevereiro, que declara as cheias e inundações como ocorrência natural excecional de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.


Os municípios do NORTE que reúnem os critérios de elegibilidade são:


São consideradas elegíveis as despesas incorridas desde a data das cheias e inundações, para as seguintes tipologias de infraestruturas e equipamentos:


  1. Pontes e aquedutos no domínio público municipal;
  2. Estradas e caminhos municipais, classificados como tal, apenas quando se verifique abatimento total ou parcial da via, com a interrupção e/ou condicionamento do trânsito, confirmados por entidade competente, excluindo-se expressamente os caminhos vicinais ou rurais, bem como os estradões florestais;
  3. Taludes e muros de suporte de imóveis de propriedade municipal;
  4. Edifícios e construções municipais, incluindo habitação social. Excluem-se os edifícios sedes dos municípios regido por diploma próprio;
  5. Equipamento urbano complementar e de lazer;
  6. Infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento básico.


As candidaturas são apresentadas, junto da CCDR-NORTE, até ao dia 14 de abril de 2023.


Os Municípios que pretendam candidatar-se a este Programa devem remeter as respetivas candidaturas com o formulário de candidatura devidamente preenchido para o seguinte endereço eletrónico: autarquias@ccdr-n.pt.


Aceda ao formulário de candidatura AQUI e anexos (Anexo I e Anexo II).

Voltar ao Topo da Página