Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Um total de 40 jovens escritores da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal apresentaram as suas obras à 8ª Edição do Prémio Literário Nortear. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal (GNP – AECT), a Consellería de Cultura, Educação, Formação Profissional e Universidade da Xunta de Galicia e a Direção Regional de Cultura do Norte.


Finalizado o prazo de apresentação dos originais na Plataforma Nortear, o júri, constituído por cinco jurados selecionados entre representantes das entidades promotoras e personalidades do mundo literário português e galego, avaliará as 40 obras candidatas.


O nome do vencedor será conhecido no início do mês de setembro e o prémio será entregue na próxima edição da feira de indústrias culturais da Galiza, Culturgal, a realizar em Pontevedra no final do ano.


O Prémio Literário Nortear tem uma dotação financeira de 3.000€, valor ao qual acresce a publicação da obra vencedora em galego e em português, e distingue anualmente obras literárias originais. O objetivo da iniciativa passa por estimular o lançamento de novos escritores, incentivar a criatividade literária entre os jovens da Eurorregião e promover a distribuição de obras literárias entre as fronteiras.


Os sete vencedores das edições anteriores foram: Lara Dopazo, Rui Cerquera Coello, Cecilia Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga e Pedro Rodríguez Villar.


O projeto Nortear é um polo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça. É cofinanciado pelo Programa Interreg V A España – Portugal (POCTEP).


O AECT – GNP é uma estrutura de cooperação transfronteiriça da CCDR-NORTE e Xunta de Galicia.

Voltar ao Topo da Página