Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR NORTE e a Xunta de Galicia anunciaram, em Vigo, o dia 31 de outubro como o Dia da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, que comemora a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.


A escolha desta data evoca o 31 de outubro de 1991, quando foi assinado, na cidade do Porto, o Protocolo Constitutivo da Comunidade de Trabalho Galicia – Norte de Portugal, o primeiro acordo formal de cooperação territorial na fronteira luso-espanhola. Este momento fundador marcou o início de uma articulação política, institucional e social entre dois territórios unidos por uma identidade partilhada, desafios comuns e uma visão conjunta de futuro.


Mais de três décadas depois, a criação da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, AECT, com sede em Vigo, reforçou a capacidade executiva desta parceria, elevando-a a um novo patamar de coordenação, eficácia e projeção internacional. Ao longo dos anos, inúmeros projetos conjuntos têm contribuído para o desenvolvimento económico, social e cultural da região.


A celebração do Dia da Eurorregião visa:

  • Reconhecer o legado histórico do primeiro protocolo de cooperação;
  • Valorizar os resultados concretos que beneficiam milhões de cidadãos;
  • Reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a coesão territorial e uma Europa mais próxima das pessoas;
  • Envolver a sociedade civil, instituições e agentes económicos e culturais neste projeto comum.


A mobilidade é destacada como eixo estratégico da Eurorregião. A CCDR NORTE e a Xunta de Galicia reafirmam o seu apoio à ligação ferroviária de alta velocidade e à modernização do “Comboio Celta”, sublinhando a importância de garantir financiamento europeu no próximo período orçamental 2028–2034, canalizado diretamente para os AECT ou estruturas transfronteiriças.


Com 6,2 milhões de habitantes e 51 mil quilómetros quadrados, a Eurorregião Galicia – Norte de Portugal afirma-se como um território único, símbolo de proximidade, progresso partilhado e cooperação duradoura.

Voltar ao Topo da Página