Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, e o Conselheiro da Presidência do Governo Regional de Castela e Leão, Jesús Julio Carnero, confirmaram esta segunda-feira, 10 de outubro, a aprovação institucional conjunta do “Plano Estratégico de Cooperação Norte – Castilla y León 2021-2027”, com horizonte de aplicação até 2030, tendo assinado a respetiva declaração formal.


O documento define as prioridades e orientações estratégicas de cooperação entre as duas Regiões, nos quadros do novo ciclo de políticas e financiamentos europeus, bem como da cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, tendo sido sujeito a consulta pública nos passados meses de junho e julho.


A estratégia consagra como alguns dos principais desafios o combate ao declínio demográfico e à desertificação da raia, a transição climático-ambiental, a conetividade digital, a valorização do património natural e cultural e o desenvolvimento de uma oferta de turismo sustentável e de excelência, entre outros.


“Iniciámos hoje um novo ciclo nas relações de cooperação do Norte com a região vizinha de Castela e Leão. Dispomos de uma estratégia partilhada, mais ambiciosa e mais esclarecida, para a próxima década. Enfrentamos exigentes desafios comuns, mas partilhamos também recursos relevantes e respostas comuns”,afirmou António Cunha.


Este plano constitui ainda uma ferramenta útil para enquadrar projetos públicos e privados entre ambas as Regiões, no âmbito da aplicação dos fundos europeus e, em particular, do INTERREG POCTEP Portugal – Espanha 2021/2027, já aprovado pela Comissão Europeia.


Em 2020, residiam no território NORCYL (Norte – Castilla y León) 5,9 milhões de pessoas, das quais aproximadamente 2,3 milhões (40%) em Castilla y León e cerca de 3,5 milhões (60%) no Norte de Portugal.

Voltar ao Topo da Página