A CCDR NORTE celebrou, nesta manhã de segunda-feira, nove protocolos com entidades individuais e coletivas, não profissionais ou sem apoios do Estado, que estão a desenvolver projetos culturais na Região, durante o ano de 2025.
A iniciativa que decorre no âmbito do programa NORTE PONTUAL abrange várias áreas desde a música à literatura, passando pelas artes plásticas e pela dança.
Os documentos refletem um apoio de 66.859 euros através da linha “Protocolos Pontuais”, uma das três linhas do programa de apoio NORTE PONTUAL, que teve uma dotação global de 300 mil euros para o corrente ano.
Na sessão, que decorreu na sede da CCDR NORTE, o Vice-Presidente Jorge Sobrado defendeu que a necessidade de um “reforço substancial do orçamento dos apoios a entidades e artistas não apoiados pelo Estado”.
“Tenho a expetativa que o próximo governo venha a reconhecer a prioridade que é aumentar o orçamento das CCDR neste domínio muito relevante para muitos atores culturais e artistas emergentes que não encontram qualquer apoio nos instrumentos de financiamento do Estado”, referiu.
O responsável pela área da Cultura explicou ainda que um maior apoio a estas entidades favoreceria “não apenas a coesão territorial pela atividade cultural que é desenvolvida nos territórios, mas também a profissionalização de entidades e de artistas”.
Refira-se que o Norte Pontual apenas apoia instituições, atores culturais e artistas que não beneficiem de qualquer outro apoio do Estado.
Segundo o Jorge Sobrado “mais de 60% dos apoios são, este ano, atribuídos fora da Área Metropolitana do Porto, com destaque para o Douro, Trás-os-Montes e Tâmega e Sousa."
Este ano, os apoios foram concedidos mais cedo em comparação com 2024, em que os resultados saíram apenas em agosto. Ainda assim, o Vice-Presidente da CCDR NORTE tem como objetivo que estes atos administrativos aconteçam “no início de cada ano para que em absoluta tranquilidade e previsibilidade os atores culturais possam realizar o seu trabalho.”
A “Protocolos Pontuais”, linha de apoio a ações com potencial estratégico, destina-se a apoiar iniciativas e projetos diferenciadores, com efeito demonstrativo ou maior potencial estratégico regional de agentes culturais da Região Norte, área de abrangência territorial da CCDR NORTE ou que tenham a Região Norte como objeto das ações a apoiar.
Entre os vários projetos apoiados, destaque-se a associação à comemoração do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, apoiando-se a conceção e implementação da programação gizada pela CCDR NORTE; as homenagens a Armando Alves, figura ímpar da História da Arte Portuguesa na segunda metade do séc. XX, com o apoio a um documentário sobre a sua vida e obra; e a Sérgio Godinho, através de um projeto que reinterpreta o seu repertório através de arranjos vocais inovadores, destacando a dimensão poética e política da sua música, em diálogo com o contexto contemporâneo.
Últimas Notícias
-
Camilo a Norte 200 CCDR NORTE celebra Camilo Castelo Branco, com tertúlias e novo mu...
-
Museus de Território Iniciativa da CCDR NORTE contempla 50 Museus de Território reconh...
-
Agenda
-
Tertúlias de Camilo arrancam na Livraria Lello dia 22 de maio, pe... 20 maio 2025 - 22 maio 2025
-
Webinares de divulgação da iniciativa e de promoção da geração de... 22 maio 2025 - 17 junho 2025
-
Visita à Quinta de S. Gens 19 maio 2025