Está em consulta pública, até 10 de novembro, a avaliação de impacte ambiental do projeto “Unidade Industrial da Mecanarte - Metalúrgica de Lagoa”, localizada no concelho da Trofa.
O licenciamento em causa prende-se com uma linha de tratamento de superfície, instalada em 2000, destinada ao revestimento de alguns dos produto fabricados, de forma a conferi-lhes uma maior resistência à corrosão. Com uma capacidade instalada de 43 m3, no que concerne ao volume das cubas utilizadas no tratamento, a unidade encontra-se agora sujeita a licenciamento ambiental uma vez que é ultrapassado o limiar de 30 m3 definido na legislação como o valor a partir do qual se aplica este regime legal.
Com a instalação da unidade da Mecanarte evita-se o transporte das peças a tratar entre esta empresa e um eventual fornecedor de serviços, reduzindo deste modo o tráfego e, portanto, as emissões gasosas resultantes e o seu potencial efeito adverso sobre a qualidade do ar. Apresentando-se este como um dos impactos mais positivos e significativos do processo de licenciamento.
Líder do mercado português no fabrico de rodas e rodízios, e empregadora de mais de 120 pessoas, a Mecanarte encontra-se entre os quinze principais produtores europeus, sendo que 45 % da produção destina-se ao mercado externo a empresa.
O envio de comentários poderá ser feito por correio a remeter à CCDR-N ou pelo website www.participa.pt. Toda a documentação que que compõe o Estudo de Impacte Ambiental, incluindo o Resumo Não Técnico, encontra-se disponível online, para consulta.