Cooperação

Programa IACOBUS retoma estadias entre Portugal e Espanha

AECT da Eurorregião Galiza - Norte de Portugal

Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galiza - Norte de Portugal, em coordenação com as Universidades, Institutos Politécnicos e Centros Tecnológicos da Galiza e do Norte de Portugal, retomou o intercâmbio entre as duas regiões e prolongou o prazo de estadias até 31 de outubro de 2020.

A retoma admite ainda novas modalidades de cooperação, combinando a atividade presencial com a virtual, permitindo flexibilizar os requisitos das estadias. O período de intercâmbio passa a não ser necessariamente contínuo desde que o período total de permanência seja o mesmo que o solicitado no pedido.

As novas edições do Programa IACOBUS (Estadias de Investigação e Papers) serão lançadas no último trimestre deste ano terão algumas novidades: a integração de duas fundações biomédicas galegas; a avaliação extra de projetos de pesquisa relacionados com a atual pandemia COVID-19 e a possibilidade de aplicação de uma nova modalidade IACOBUS para a promoção e reconhecimento de patentes. 

O Programa IACOBUS é considerado um sucesso no meio académico da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, com mais de 1.755 candidatos nas sete edições já realizadas, entre as quais foram selecionados 964 projectos de investigação, com um financiamento total de 1.080.600 de Euros.