No âmbito do programa de intercâmbio entre as Universidades e Centros de Estudos de Ensino Superior do Norte de Portugal e da Galiza (IACOBUS) destinado a professores, investigadores e pessoal de administração, foram aprovadas 118 candidaturas na primeira convocatória, lançada em julho pela Agência de Cooperação Transfronteiriça AECT GNP .
Nesta primeira Convocatória, a agência rececionou 191 projetos de intercâmbio, tendo aprovado: 73 candidaturas para Pessoal Docente e Investigador (PDI), 30 para Investigação e 15 para Pessoal de Administração e Serviços (PAS).
As candidaturas aprovadas são de áreas muito diversas, abrangendo diferentes setores temáticos: Saúde e Farmácia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Turismo e Cultura, Urbanismo e Planeamento Rural, Informática e Computação, Agricultura, Pescas e Portos, Ensino, Economia, Energias Renováveis, Engenharias (Mecânica, Biológica) e Desporto.
Destes projetos, 72 são da Galiza e 46 do Norte de Portugal.
No Norte de Portugal, destaca-se a Universidade do Porto com 13 projetos aprovados, seguida da Universidade do Minho com 8, o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) com 7, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) com 6, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) com 3 e a Universidade Católica do Porto com 2.
Já na Galiza, é a Universidade de Vigo quem lidera o número de aprovações com 30 projetos, seguida da Universidade de Santiago de Compostela e da Universidade da Corunha ambas com 21.
Quanto aos centros de ensino superior portugueses de destino, há duas universidades que se destacam. A liderança pertence à Universidade do Porto que aguarda por 28 projetos galegos, seguindo-se a Universidade do Minho com 22. As restantes inscrições dividem-se pelo IPV, IPP, IPB, IPCA, Universidade Católica do Porto e UTAD.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (AECT, GNP) é a entidade gestora do Programa IACOBUS, que disponibilizou o montante de 150 mil euros (oriundos do POCTEC/FEDER) para avançar com a 1ª Convocatória desta iniciativa pioneira na Europa.
Os intercâmbios arrancam já em setembro, início do ano letivo de 2014/2015 e, tendo em conta a enorme adesão, o AECT GNP vai abrir uma segunda Convocatória para apresentação de candidaturas em novembro de 2014.
O Programa IACOBUS une o Norte de Portugal e a Galiza em termos académicos, naquele que é o primeiro trabalho conjunto entre as universidades das duas regiões resultante do Protocolo de Cooperação assinado em Vigo em abril deste ano. Fomenta a cooperação e a mobilidade académica no espaço universitário luso-galaico para promover projetos formativos em comum e de investigação científica.
Artigos Relacionados
-
Cooperação Territorial Europei... Primeira Convocatória do Programa de Intercâmbio IACOBUS já arran...
-
Cooperação Territorial Europei... Instituições de ensino superior da Galiza e da Região do Norte as...
Agenda
-
CCDR NORTE debate apostas estratégicas e apoios do NORTE 2030 à C... 03 fevereiro 2025
-
STEP OPEN DAYS - Conheça as novas oportunidades de apoio do Portu... 10 janeiro 2025 - 10 janeiro 2025
-
Fórum RIS3T - Estratégia de Especialização Inteligente Transfront... 13 dezembro 2024