Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

No dia 20 de julho realizou-se, por videoconferência, a reunião da Assembleia e do Conselho Superior do AECT da Eurorregião Galiza - Norte de Portugal. No encontro foi delineado o plano de atividades e o orçamento para o ano 2020, assim como os eixos estratégicos do novo plano de investimentos conjuntos (2021-2027).

No Plano de Atividades do AECT destaca-se a intenção de reforçar as capacidades digitais ao serviço da cooperação e uma nova convocatória do Programa IACOBUS, para o desenvolvimento conjunto de atividades formativas, de investigação e de divulgação entre docentes e investigadores galegos e portugueses, com especial atenção a projetos de investigação que tenham como finalidade melhorar o conhecimento e atuações em situações criadas pela pandemia de COVID-19.

Na reunião foram aprovados os eixos e prioridades do futuro Plano de Investimentos Conjuntos (PIC) para 2021-2027, que pretende maximizar a utilização dos fundos europeus do novo período orçamental plurianual da União Europeia na área da Eurorregião. Neste sentido, o trabalho do AECT alinhar-se-á com as prioridades atuais da UE no âmbito digital, ecológico, demográfico e social.

A Assembleia acordou ainda que, durante este ano, irá potenciar a cultura da Eurorregião através do Programa Nortear, com a criação de uma plataforma Web dedicada e o desenvolvimento de atividades como o Prémio Literário Nortear, o intercâmbio de exposições, as conversas Nortear, os roteiros literários digitais de escritores clássicos e a produção de audiovisuais de curta duração, bem como a realização do segundo encontro de ilustradores.

Artigos Relacionados

Agenda Relacionada

Voltar ao Topo da Página