Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Assembleia e o Conselho Superior dos órgãos diretivos do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal (GNP, AECT) reuniram em Vigo. Na reunião foi analisado o futuro investimento na cooperação transfronteiriça, com um novo Plano de Investimentos Conjuntos (2021-2027), e as conquistas alcançadas durante o ano de 2018, através de iniciativas como o programa de mobilidade académica IACOBUS, o Job Day ou o prémio literário Nortear.

Na reunião foram aprovados ainda o orçamento e o plano de atividades de 2019, destacando-se deste algumas ações como uma cimeira entre as autoridades da Galiza e do Norte de Portugal, afeta à temática dos incêndios, emergências e proteção civil; e a realização de um Fórum de Demografia da Eurorregião. É de salientar ainda a concretização de várias iniciativas relacionadas com a promoção e desenvolvimento do turismo da Eurorregião e os Caminhos de Santiago, bem como as novas convocatórias previstas do IACOBUS.

Como balanço do ano de 2018 foi possível concluir que do programa IACOBUS-Estadias foram selecionados 159 projetos dos 253 apresentados, o que salienta o interesse e sucesso do programa, enquanto que no IACOBUS-Papers foram escolhidas 34 das 37 publicações submetidas. Os órgãos diretivos do AECT destacaram ainda o desenvolvimento das atividades culturais enquadradas no programa Nortear como: a entrega do 4.º prémio Nortear e o lançamento da 5.ª edição, a estreia da criação artística "Clementina" (inspirada na primeira obra vencedora deste prémio), a exposição realizada em Santiago de Compostela e as Conversas Nortear, desenvolvidas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e no Liceo de Ourense.

Voltar ao Topo da Página