Cooperação

Projeto de cooperação entre a Galiza e Norte de Portugal arrecada prémio europeu

NORTEAR

O projeto de dinamização cultural NORTEAR, do qual a CCDR-N é um dos promotores, foi distinguido na categoria de “Melhor Projeto de Cooperação Transfronteiriça”, do galardão europeu "Sail of Papenburg". O prémio foi entregue no passado fim de semana, na Conferência anual da Associação das Regiões Fronteiriças da Europa (ARFE), em Dresden, na Alemanha.

O NORTEAR tem como objetivo promover o aparecimento de novos escritores, incentivar a criatividade literária entre os jovens residentes na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal e promover a circulação e distribuição de obras literárias além-fronteiras. Este prémio é uma das iniciativas previstas no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre a Consellería de Cultura, Educación Y Ordenación Universitaria (Espanha), a Direção Regional de Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT). 

O Prémio “Sail of Papenburg” visa distinguir estratégias, projetos, programas e ações no âmbito de cooperação transfronteiriça e é promovido pela Associação das Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE), uma instituição que tem como objetivo a representação dos interesses das regiões fronteiriças e transfronteiriças europeias a nível regional, nacional e europeu.