Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal vai avançar com uma agenda de cooperação no setor do turismo e os trabalhos já começaram com a promoção dos caminhos portugueses de Santiago de Compostela, materializada numa candidatura ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriço Espanha – Portugal. O projeto, liderado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e agregando como sócios, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Axencia de Turismo de Galicia e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, passa pela estruturação, proteção e valorização dos caminhos portugueses de Santiago de Compostela.  

Os próximos passos desta agenda da cooperação foram debatidos num encontro promovido pelo AECT Galiza – Norte de Portugal no Terminal de Cruzeiros da APDL, em Matosinhos, a 9 de abril, e que juntou, do lado português, a CCDR-N, o Turismo de Portugal, o Turismo Porto e Norte de Portugal, E.R. e a Associação de Turismo de Porto e Norte de Portugal e, do lado galego, a Xunta da Galicia, o Instituto de Turismo de España – Turespaña, I.P. e a Axencia de Turismo de Galicia.

Além de identificar, harmonizar, uniformizar e certificar os Caminhos de Santiago, pretende-se uma gestão coordenada das suas rotas principais, uma sinalização harmonizada e a melhoria conjunta da receção e hospitalidade dos peregrinos (em estabelecimentos públicos e privados). A meta é 2021, ano Xacobeo em que se prevê uma maior afluência de peregrinos. Adicionalmente, os organismos da Região do Norte e da Galiza comprometeram-se a trabalhar em conjunto na candidatura do Caminho Português a Património Mundial da UNESCO.

Na reunião foram, igualmente, debatidos outros temas da agenda de cooperação como a valorização do demais património turístico da Eurorregião, a internacionalização e promoção conjunta do território e o intercâmbio e formação dos recursos humanos.

Mesa da presidência
Visita ao Terminal de Cruzeiros
Visita ao Terminal de Cruzeiros
Mesa da presidência
Visita ao Terminal de Cruzeiros
Visita ao Terminal de Cruzeiros

Voltar ao Topo da Página