Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Uma parceria de entidades portuguesas e espanholas, com participação da CCDR-N, da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Junta da Galiza, está a trabalhar no projecto "Ariem Plus", que prevê a implementação de uma Rede de Comando Único que responda a situações de emergência, como incêndios ou acidentes, em zonas de fronteira.

O modelo de resposta está a ser trabalhado com a elaboração do Plano Territorial de Emergência Transfronteiriça (PTET), a implementar do lado português pela GNR e INEM, e do lado espanhol pela Axencia Galega de Emerxencias e la Dirección General del Medio Natural da Junta de Castela e Leão. O "Ariem Plus" permitirá, ainda, dotar os organismos envolvidos com equipamento, bem como organizar cursos e simulacros para uma melhor preparação dos meios envolvidos.

O projeto, apoiado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020, abrange uma área de 109 municípios, numa extensão de mais de 16 mil quilómetros quadrados e abrangendo uma população de mais de 600 mil pessoas.

A iniciativa foi lançada em 2011 com o “Ariem 112”, no anterior ciclo de apoios dos fundos da União Europeia, e permitiu a análise de modelos de gestão em situações de emergência, a elaboração de protocolos de atuação e ajuda mútua, bem como a aquisição de equipamento para a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a PSP. O seu carácter inovador foi já reconhecido em 2016 com o prémio EENA 112 Award, na categoria cooperação internacional.

Voltar ao Topo da Página