Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N participou no passado dia 16 de janeiro numa reunião transnacional do projeto Social Green que decorreu na cidade de Tartu (Estónia). A sessão, organizada em parceria com o projeto “FINERPOL”, teve como tema os “Instrumentos Financeiros para a Renovação Energética de Edifícios”.

Este encontro inter-regional cumpriu uma agenda bastante diversa, com o foco na  possibilidade dos participantes contactarem com diferentes dimensões da eficiência energética em edificado social. Um dos exemplos dessas dimensões é o modelo estoniano de financiamento para a renovação de edifícios, com especial relevância para a “Kredex”, instituição de financiamento que oferece garantias de empréstimos com garantia estatal para a compra de casa, bem como, empréstimos, garantias e subsídios para soluções voltadas para a eficiência energética. Este modelo tem como finalidade a redução da atual média de energia despendida para aquecimento dos edifícios na Estónia. 

Foram ainda exemplo as operações de renovação energética no edificado social de Tartu e Tallin, com particular relevância para os materiais de construção empregues na promoção da condutividade térmica dos edifícios (ex: melhoria do invólucro exterior dos edifícios). E, como último projeto, a utilização de elementos modulares prefabricados na (re)construção de edifícios “nZEB” (Nearly Zero Energy Buildings).

A representação da Região Norte integrou, para além da equipa técnica da CCDR-N, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto “CEiiA - City Lab” e representantes dos Municípios de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia, que integram o Grupo Local de Stakeholders do projeto.

Voltar ao Topo da Página