Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Celebrar Abril (e as suas causas) a Norte


Todos os dias são dias de celebrar os valores de Abril, mas 2024 é um ano especial. Este é o ano que assinala o 50º aniversário de uma Revolução que mudou o rumo da história de Portugal e que conduziu à instauração de um Estado de Direito fundado numa democracia constitucional e plural, dialogante com outras democracias ocidentais, promotora de direitos, liberdades e garantias fundamentais universais, e de uma equidade territorial no desenvolvimento económico, social e cultural do País.


 “Abril” abriu-nos as portas a valores que, hoje, reconhecemos como fundamentais, à liberdade de expressão, reunião ou associação, mas também ao Poder Local democrático, a um Serviço Nacional de Saúde e a um sistema de Educação gratuitos e universais, à Europa e à sua comunidade económica e política, à Cultura, entendida como livre realização fundamental da identidade e de criação, e à Regionalização – a promessa de Abril que ainda falta cumprir e que continua a configurar um dos principais debates a respeito do modelo de governação e desenvolvimento do nosso país.


Passados 50 anos, esta data continua a simbolizar um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais, sendo que, para além da relevância histórica da Revolução, aqueles desígnios e realizações – como o Poder Local, as Regiões, a Europa e a Cultura – estão na base da missão histórica e contemporânea da CCDR-NORTE. Neste âmbito, a nossa instituição comemora o 25 de Abril com uma programação de “Abril a Abril”, de 2024 a 2025, marcando todo o 50º aniversário deste marco.


Desejamos, assim, envolver instituições e comunidades do Norte na comemoração deste acontecimento, contribuindo para o debate sobre o presente e futuro dos seus desígnios e ideais de desenvolvimento democrático e plural.


António M. Cunha

Presidente da CCDR-NORTE


Voltar ao Topo da Página