O Museu do Côa, uma obra da dupla de arquitetos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, venceu o Prémio de Arquitetura do Douro 2013/2014, um galardão que vai já na sua quarta edição e visa reconhecer boas práticas de construção na paisagem Património Mundial.
O elevado nível dos projetos concorrentes justificou a decisão do júri – composto pela Missão Douro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Liga dos Amigos do Alto Douro Vinhateiro, a Seção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Direção Regional de Cultura do Norte – de atribuir duas menções honrosas, uma ao Hotel Vínico da Quinta do Vallado, do arquiteto Francisco Vieira de Campos, e outra à Adega Vinícola Gran Cruz Porto, do arquiteto Alexandre Burmester.
Na cerimónia de entrega do prémio, que decorreu ontem na Quinta do Portal, em Sabrosa, cujo armazém venceu na edição anterior, Emídio Gomes, presidente da CCDR-N, destacou que interessa "reconhecer projetos que se enquadrem na paisagem Património Mundial e que, simultaneamente, permitam acrescentar valor, seja económico, cultural ou social, a esta região”.
4ª edição
-
menções honrosas atribuídas ao Hotel Vínico da Quinta do Vallado e à Adega Vinícola Gran Cruz Porto
Artigos Relacionados
Agenda
-
Tertúlias de Camilo arrancam na Livraria Lello dia 22 de maio, pe... 20 maio 2025 - 22 maio 2025
-
Webinares de divulgação da iniciativa e de promoção da geração de... 22 maio 2025 - 17 junho 2025
-
Visita à Quinta de S. Gens 19 maio 2025