Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O projeto de cooperação transfronteiriço entre Chaves e Verín é um dos finalistas confirmados aos prémios RegioStars 2015. Os 17 finalistas, selecionados pela Comissão Europeia, entre um total de 143 candidatos, àqueles que são considerados os "Óscares Europeus” para os projetos regionais mais inspiradores no conjunto dos 27 Estados Membros, foram recentemente revelados, e distinguem-se nos critérios de inovação, impacto, sustentabilidade e parceria.

Organizados desde 2008 pela Comissão Europeia, os RegioStars distinguem iniciativas inovadoras à escala regional, como foi o caso, em 2014, ao ter premiado Portugal, em particular a Região Norte, com o projeto Art on Chairs. Um pódio já alcançado por esta região, na edição de 2013, pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Na avaliação à candidatura da Eurocidade Chaves–Verín, projeto cofinanciado pelo POCTEP 2007/2013 em cerca de 1,6 milhões de euros, o júri sublinhou o impacto positivo da parceria entre as duas localidades, tanto a nível institucional, como económico, social, cultural e ambiental.

Também pelo facto do sucesso do projeto ter inspirado a criação de novas Eurocidades ao longo da fronteira luso-espanhola contribuiu para a avaliação desta candidatura, enquadrada na categoria “CityStar”, a par de mais cinco finalistas, nomeadamente de projetos na Suécia, França, Espanha e uma cooperação entre cidades fronteiriças da Suécia e Noruega.

Para além da categoria “CityStar” (transformação de cidades para desafios futuros), o RegioStars 2015, cujos finalistas desta edição representam as regiões e cidades de 15 Estados-Membros, contemplam as áreas de “Crescimento Inteligente” (promoção do potencial de crescimento das pequenas e médias empresas para uma economia digital), “Crescimento Sustentável” (mobilização de investimentos em eficiência energética para o benefício de cidadãos e sociedade) e “Crescimento Inclusivo” (integração social para pessoas em risco de exclusão).

Os quatro vencedores dos prémios serão conhecidos durante os Open Days 2015, a Semana Europeia das Regiões e Cidades que, este ano, acontecerá entre 12 e 15 de Outubro, em Bruxelas. Posteriormente, serão destacados pela Comissão Europeia como exemplos de boas práticas nas políticas públicas de desenvolvimento regional.

 

Voltar ao Topo da Página