Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

Já são conhecidos os projetos aprovados junto das Universidades e Institutos Politécnicos do Norte de Portugal para participar no IACOBUS 2014-2015.

Financiado através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP), coordenado pela CCDR-N, este programa de intercâmbio da Euro Região Norte de Portugal e Galiza (Espanha) pretende fomentar a cooperação e a mobilidade académica no espaço universitário luso-galaico, apostando no desenvolvimento de projetos formativos e de investigação científica comuns.

Os projetos, num total de 52, são oriundos das Universidades do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Porto, Católica Portuguesa e dos institutos politécnicos do Porto, Viana do Castelo, Bragança, Cávado e Ave, devendo ser implementados entre este mês de janeiro e 30 de abril, informou fonte do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), entidade que gere o programa IACOBUS 2014-2015.

O júri, constituído por uma comissão presidida pelo AECT, selecionou um total de 119 candidaturas: 52 portuguesas e 67 galegas. Projetos com uma dotação orçamental de 100 mil euros. É de registar, do total das candidaturas aprovadas, o envolvimento de 64 docentes, 24 membros do pessoal de administração e serviços e 31 investigadores de doutoramento e de pós-doutoramento.

As áreas de trabalho dos beneficiários abrangem as Ciências Económicas e Empresariais, Ciências Ambientais e os Recursos Naturais (Agricultura, Florestal e Marítimo), Ciências da Saúde (Farmácia, Química Alimentar), Ciências Sociais (Sociologia e Estudos da Comunicação), Engenharias (Civil, Química, Eletrónica), Informática, Direito, Turismo, Ciências da Educação (História, Línguas e Matemática), Belas Artes (Pintura, Teatro) e a Arquitetura.

 

Voltar ao Topo da Página