Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A primeira convocatória do IACOBUS Patentes está aberta até ao dia 30 de abril e terá uma dotação financeira de 40 mil Euros. O objetivo do concurso é impulsionar a obtenção de patentes conjuntas, de investigadores da Galiza e do Norte de Portugal, vinculados a universidades e instituições de ensino superior da Eurorregião.

As candidaturas poderão ser apresentadas sob a forma de solicitações de patente ou a concessões do certificado - título de registro da patente - realizadas conjuntamente entre, pelo menos, um inventor de uma instituição da Região Norte e outro inventor de uma instituição galega, no período compreendido entre o dia 1 de janeiro de 2020 e o dia 31 janeiro de 2021. O apoio concedido irá até um máximo de 4 mil Euros por patente ou por solicitação de patente, repartidos a 50 por cento entre as instituições dos dois candidatos.

Com esta nova iniciativa, o AECT da Eurorregião procura favorecer o grande esforço de valorização económica necessário para a investigação de novos produtos ou serviços com aplicação industrial; estimular a proteção internacional da tecnologia, assim como fomentar a proteção das invenções portuguesas e galegas através de patentes; contribuir para a melhoria da competitividade das instituições na procura de mercados internacionais; assim como impulsionar a presença da Eurorregião Galicia - Norte de Portugal no âmbito das listas de pedidos de patentes internacionais e, dessa forma, promover a sua notoriedade nas redes de atração de capital risco de base tecnológica.

Para mais informações sobre as candidaturas consulte o site: https://iacobus.gnpaect.eu/pt

Voltar ao Topo da Página