Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Presidente da CCDR Norte e da Autoridade de Gestão do Interreg Atlantic Area, António Cunha, marcou presença no evento de lançamento do GRAAL, um projeto de cooperação transnacional que junta regiões de Portugal, Espanha, França e Irlanda num investimento que pretende capitalizar os resultados de projetos financiados pela União Europeia e propor recomendações para uma melhor governação de programas de cooperação Interreg.

Na sessão, realizada em Bruxelas no âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades 2025, António Cunha comparou a relevância do projeto ao papel de um farol, «uma estrutura sólida capaz de perdurar por muitos anos», e defendeu a importância de sugerir orientações políticas basilares para uma melhor governação: «Consideramos o projeto GRAAL como um bastião para o futuro, um investimento que nos colocará a todos a trabalhar para colher resultados logo após o ciclo 2027».

Já Oana-Andreea Dordain, representante da Unidade da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, destacou o número «bastante impressionante» de 11 parceiros e 12 parceiros associados que representam as regiões atlânticas neste projeto. A representante considerou, ainda, que é uma boa oportunidade para regiões com diferentes níveis de desenvolvimento se posicionarem em conjunto.

Monique Ras-de-Moncuit, Coordenadora do Projeto GRAAL, e em representação da instituição francesa Cerema, explicou que as primeiras atividades consistem na criação de numa base de dados para monitorizar os resultados de cerca de 120 projetos financiados por programas europeus na Região do Atlântico. Simultaneamente, serão desenvolvidos dois projetos-piloto em Espanha e Portugal, que decorrerão em formatos de laboratórios de políticas públicas, em que as autoridades locais e peritos propõem novas soluções para uma melhor governação de projetos.

O GRAAL trabalhará a partir de cinco áreas temáticas consideradas temas-chave: energia marinha, poluição oceânica, prevenção de riscos de catástrofes, preservação da natureza e turismo sustentável.

Voltar ao Topo da Página