Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N organiza, no próximo dia 9 de junho, o webinar "Rumo à descarbonização e à poluição zero na Região Norte". A sessão, que decorre entre as 10H30 e as 11H30, assinala a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e conta com a participação de António Cunha, Presidente da CCDR-N.

O evento tem por objetivo divulgar o trabalho promovido pela CCDR-N, e realizado em parceria com a NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA), na identificação dos setores com maior significado nas emissões de gases com efeito de estufa e demais poluentes atmosféricos na Região Norte, o que constitui um elemento fundamental para planear o futuro e determinar as ações prioritárias para o futuro. Este contará ainda com a participação de Célia Ramos, Vice-Presidente da CCDR-N, e Francisco Ferreira, Professor Associado do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA.

O Pacto Ecológico Europeu traça um compromisso para o futuro. A Lei Europeia do Clima fixa em pelo menos 55% a redução líquida de emissões de gases de efeito de estufa, entre 1990 e 2030, e a neutralidade climática em 2050. Em paralelo, o Plano de Ação Poluição Zero inclui também objetivos significativos de redução da poluição do ar. Existe, assim, todo um conjunto de sinergias que agregam a necessidade de uma descarbonização urgente aliada à redução do impacte na saúde e nos ecossistemas de concentrações mais elevadas de determinados poluentes atmosféricos, que implicam uma pronta adoção dos adequados comportamentos, instrumentos e práticas.

Apresentação "Rumo à descarbonização e à poluição zero na Região Norte" (clique aqui)

Inventário de Emissões Atmosféricas da Região Norte | 2014 - 2018 (clique aqui)

Voltar ao Topo da Página