Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

No passado dia 29 de março decorreu a terceira reunião do comité de stakeholders do projeto SOCIAL GREEN. Este encontro, coorganizado pela CCDR-N em parceria com o projeto FINERPOL (também apoiado pelo Interreg Europe), centrou-se no tema “Instrumentos Financeiros para a Renovação Energética de Edifícios”. O encontro decorreu nas instalações do CEiiA, em Matosinhos, e contou com a participação da equipa de gestão do IFRRU 2020, com a apresentação “IFRRU 2020: Instrumento Financeiro para a Revitalização e Reabilitação Urbanas”.

Devido às sinergias existentes entre os projetos SOCIAL GREEN  e FINERPOL, o debate promovido com os stakeholders regionais centrou-se, em larga medida, nas potencialidades e constrangimentos com os quais se deparam os instrumentos financeiros existentes, com destaque para o IFRRU 2020, em matéria de reabilitação do parque de habitação social do país, assegurando a melhoria das suas condições de eficiência energética.

No âmbito estrito do projeto SOCIAL GREEN, foram ainda debatidos temas como os projetos identificados pelas diversas entidades como potenciais boas práticas de eficiência energética em edificado social e a estratégia do Plano de Ação Regional do projeto. Este último terá como objetivo global a promoção de uma habitação social sustentável e eficiente sob o ponto de vista energético na Região Norte.

O SOCIAL GREEN tem como objetivo principal a implantação de políticas públicas para a redução do consumo energético na habitação social, contribuindo desta forma para as prioridades europeias e nacionais de uma economia de baixo carbono. Este projeto integra um total de oito parceiros, oriundos de seis países, tendo o apoio do Programa de Cooperação Territorial INTERREG EUROPE, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Voltar ao Topo da Página