Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-N assinalou o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho, com um reforço no terreno de inspeções ambientais junto de operadores da região. O objetivo foi concentrar neste dia o maior número de vistorias, na sua maioria realizadas em parceria com o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), para verificar a adequação dos comportamentos ambientais e acelerar a execução do Plano de Fiscalização e Inspeção Ambiental lançado em março de 2017.

“Não é dia de lançar balões nem de plantar árvores, mas de realizar outro tipo de ações simbólicas”, destacou Ricardo Magalhães, Vice-Presidente da CCDR-N, no final de uma inspeção ambiental que decorreu no Hospital de S. João e que serviu para confirmar procedimentos desta unidade em matéria de proteção ambiental. “Este hospital não é um foco poluidor preocupante”, acrescentou António Ferreira, tenente coronel do Comando Territorial do Porto da GNR. O responsável fez, ainda, um ponto de situação do Plano Nacional e Regional de Fiscalização Ambiental, lançado em março, do qual já resultou o levantamento de autos de notícia a 15 empresas (cerca de 37 por cento das unidades inspecionadas).

A par da inspeção que decorreu no Hospital de São João, a equipa do Ambiente da CCDR-N realizou ainda visitas de pós-avaliação em pedreiras e fábricas, visitas de acompanhamento técnico a sistemas de gestão de resíduos urbanos e ações de sensibilização a viticultores do Douro, estas em articulação com a Direção Regional de Agricultura do Norte. 

Dia Mundial do Ambiente

Voltar ao Topo da Página