Já se encontra disponível o Anuário da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal 2017. Esta publicação reúne relatórios e comunicações de responsáveis políticos, agentes sociais, jornalistas e todas as instituições que trabalharam no último ano nesta Eurorregião.
De destacar o artigo da autoria do presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, que salienta importância nas sinergias estabelecidas que permitiram que a Galiza seja hoje “a região espanhola que lidera o ranking dos clientes regionais espanhóis das importações de Portugal”. Sublinha ainda a proximidade histórica e cultural e da cooperação entre entidades públicas, empresas e cidadãos destas duas regiões e o facto de existir uma “conjuntura presente aberta pela negociação de um futuro período de programação comunitária 2020-2030”.
Por sua via, Ester Silva, vice-presidente da CCDR-N, salientou a importância dos projetos que têm vindo a ser desenvolvidos conjuntamente no plano da “preservação de recursos naturais e culturais” (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés e Caminhos de Santiago), passando pela “partilha de equipamentos e infraestruturas públicas” (Laboratório Ibérico de Nanotecnologia e Ponte da Amizade) e programas de intercâmbio e “mobilidade académica” (caso do IACOBUS).
Artigos Relacionados
Agenda
-
Chaves recebe “Tertúlias de Café” sobre Território 27 março 2025
-
CCDR Norte e Turismo do Porto e Norte de Portugal lançam rotas “A... 26 março 2025 - 27 março 2025
-