O evento realizou-se no dia 18 de novembro, na Casa do Paço, em Tarouca, e reuniu especialistas, investigadores, produtores e representantes de entidades públicas para debater soluções inovadoras para a agricultura e o desenvolvimento territorial.
Este projeto insere-se na cooperação transfronteiriça entre o Norte de Portugal e Castela e Leão, afirmando-se como um exemplo concreto da Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça 2021-2027.
A sessão contou com a presença do Vice-Presidente da CCDR NORTE, Paulo Ramalho, que destacou a relevância estratégica do AgroHub: “O AgroHub cria uma verdadeira comunidade de inovação, fomenta o empreendedorismo agrário, reforça a ponte entre investigação, empresas e produtores, e mobiliza a capacidade de gerar valor económico sem abdicar da sua identidade territorial.”
Com um investimento superior a 1,1 milhões de euros e um consórcio que integra universidades, municípios e agentes económicos de ambos os lados da fronteira, o AgroHub pretende promover modelos produtivos resilientes, inovadores e sustentáveis. “A agricultura é futuro, e é um futuro partilhado. A fronteira não nos separa - desafia-nos. Tarouca é hoje um território de futuro, onde agricultura, património e inovação se encontram para construir desenvolvimento, coesão e identidade.”, sublinhou Paulo Ramalho.
Ao longo do dia, realizaram-se oficinas temáticas sobre apicultura e biodiversidade, inovação na viticultura do Douro e valorização do património cisterciense, cruzando conhecimento técnico, experiência no terreno e reflexão sobre os desafios da transição climática e da coesão territorial.
O AgroHub é apoiado por entidades como a Asociación Ibérica de Municipios Ribereños del Duero, a Junta de Castilla y León, a Universidade de Valladolid, a Câmara de Comércio de Zamora, o Instituto Politécnico de Viseu, a CIM Douro e a CIM Terras de Trás-os-Montes, contando com o compromisso da CCDR NORTE em consolidar esta cooperação estratégica.
Últimas Notícias
Agenda
-
24.º Aniversário do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial 14 dezembro 2025
-
Iniciativa Urbana Europeia | EUI Ações Inovadoras – Sessão nacion... 09 dezembro 2025
-
NORTE 2030 – Mais e Melhor Gestão de Água a Norte 09 dezembro 2025
