Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile


Três décadas depois do lançamento do primeiro satélite português, o PoSat-1 (entretanto desativado), foi lançado esta segunda-feira o MH-1, a bordo de um foguetão da Space X, que descolou de uma base na Califórnia, nos Estados Unidos, pelas 22:05h, hora portuguesa. É o único satélite português ativo em órbita.

 

O MH-1 é um nanossatélite de 4,5 quilos, criado no Norte, no CEiiA, e destinado a “vigiar” o Atlântico. O satélite observará a biodiversidade marinha e a evolução da temperatura marítima face às alterações climáticas, a 510km da superfície terrestre.

 

Desenhado, feito e testado em Portugal, o MH-1 emitirá informações que serão recebidas pelo centro de comando na Ilha de Santa Maria, nos Açores, e tratadas no CEiiA, em Matosinhos.

 

O Presidente da CCDR-NORTE, António M. Cunha, que marcou presença no evento de acompanhamento do lançamento do satélite, no CEiiA, sublinhou a tendência “de democratização do acesso ao espaço, com a multiplicação de soluções de lançadores e de diferentes tipos de satélites”, alertando que “a produção de componentes e de software para estes equipamentos, bem como a valorização da informação por eles produzida, cria oportunidades que o Norte industrial pode e deve aproveitar”.

 

António M. Cunha reiterou ainda “o empenho da CCDR-NORTE na indispensável concertação de atores em torno deste objetivo da Região”.

 

A ideia deste projeto nasceu com o projeto “Aeros”, que avançou em 2020 pela mão do CEiiA, em parceria com o norte-americano MIT, a quem se juntou também a empresa Thales Edisoft, contando com o contributo das universidades do Algarve, do Minho, do Porto e do Técnico, entre outras entidades.

 

O investimento foi de 2,78 Milhões de Euros, cofinanciado em 1,88 Milhões por fundos europeus.


Voltar ao Topo da Página