Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, visitou esta sexta-feira, a convite da CCDR-NORTE, o terreno das antigas minas de São Pedro da Cova. A operação de remoção de resíduos perigosos do local foi iniciada em 2014, por iniciativa da CCDR-NORTE, e concluída em julho deste ano.
 
“A remoção das 292 mil toneladas de resíduos perigosos, depositados nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova, entre 2001 e 2002, é um nó que se desata na garganta da população local e dos seus representantes”, sublinhou o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, durante a sua intervenção na visita. 
 
Esta operação, classificada por António Cunha como “a maior e a mais exigente operação de recuperação de um passivo ambiental da Região Norte de sempre”, registou um investimento que ascendeu a quase 30 milhões de euros, tendo beneficiado de financiamento, em momentos e fases distintas, dos Fundos Europeus e do Fundo Ambiental.
 
Tendo aceite a devolução dos terrenos intervencionados, o Município de Gondomar tem agora em fase de estudo um masterplan para a requalificação ambiental, paisagística e patrimonial de São Pedro da Cova, num estreito diálogo com a CCDR-NORTE e com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática. A solução passará pela integração do espaço no Parque das Serras do Porto.
 
A decisão de estudo sobre a perigosidade dos resíduos depositados em São Pedro da Cova – inicialmente qualificados como “inertes” – foi tomada pela CCDR-NORTE, à altura presidida por Carlos Lage, no ano de 2010. O estudo, encomendado ao LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), estimaria inicialmente a presença de 88 mil toneladas de resíduos no local, tendo-os classificado como “muito perigosos”. 

Voltar ao Topo da Página