Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Após um período de instalação, o Regia-Douro Park | Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real vai ser inaugurado, no próximo dia 20 de maio, pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, contando ainda com a presença dos presidentes da CCDR-N, Emídio Gomes, e do Município de Vila Real, Rui Santos, assim como do Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Fontainhas Fernandes.

Assumindo-se como um pilar de desenvolvimento económico integrado com forte aposta naquela universidade e na Região, o Regia-Douro Park já se encontra em funcionamento com cerca de 80% de ocupação e está direcionado para as áreas agroalimentar, agroindustrial, enologia, viticultura, economia verde, valorização ambiental e tecnologias agro-ambientais, contando ainda com várias valências de suporte dirigidas a empreendedores, empresas e investigadores nacionais e internacionais.

A inauguração pelo representante do Governo está agendada para o período da manhã, seguindo-se uma visita ao Parque e às empresas aí instaladas. Durante a tarde a cerimónia prossegue com a realização de uma mostra de vinhos de enólogos/produtores formados na UTAD, onde será possível aos presentes conhecer e provar as suas criações.

O Regia-Douro Park, promovido pelo Município de Vila Real, pela UTAD e pela Portuspark, envolveu um investimento de cerca de 9,5 milhões de euros financiados em 85% pelo Programa Operacional do Norte e o restante pelos diferentes associados.

A inauguração do Regia-Douro Park fica também marcada pela realização do 5º infowine.forum, no Teatro de Vila Real, nos dias 19 e 20 de maio, e pretende reunir empresas, produtores, investigadores, jornalistas de vinho, enólogos e enófilos. Assumindo-se como um congresso de caráter técnico-científico, nas áreas da Viticultura, Enologia e Mercados, o infowine.forum tem como objetivo valorizar a investigação, pública e privada, salientando a sua função como motor de inovação e abertura ao serviço do setor vitivinícola.

Voltar ao Topo da Página