Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Transmissão em direto aqui: https://newaudiovisuais-pt.zoom.us/j/96919454598?pwd=S3VJOTYyaXlXbnlCMUJOM3V1YTRjUT09

A CCDR-N organiza, no próximo dia 25 de maio, um fórum on-line de discussão da Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal. O evento contará com a presença do Presidente da CCDR-N, António Cunha, com a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, com o Vice-Presidente da Xunta de Galicia, Francisco Conde, e com Joana Mendonça, Presidente da Agência Nacional de Inovação.

Em cima da mesa estarão temáticas como o balanço e perspetivas futuras da Estratégia de Especialização Inteligente e a monitorização e avaliação do Ecossistema de Inovação da Eurorregião. As áreas estratégicas de cooperação ganham também destaque no programa, com um debate que incluiu entidades como o Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, o Hub de Inovação Digital DATAlife, o DIHGIGAL – Digital Innovation Hub Industrial de Galicia, o CTAG – Centro Tecnológico de Automoción de Galicia, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Health Cluster Portugal. O painel contará com a moderação de Xosé Lago, Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza - Norte de Portugal.

O Fórum é enquadrado e promovido pelo projeto IMPACT_RIS3, que tem como objetivos a implementação, gestão e governação da RIS3T na Eurorregião; a criação de um observatório de I+D+i na Eurorregião; a formação, informação e difusão da RIS3T entre os stakeholders da Eurorregião; e dinamização do ecossistema de inovação da Eurorregião. A Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal (RIS3T), a primeira RIS3 transfronteiriça a nível europeu, define um quadro de cooperação estratégico que, no âmbito das políticas de inovação, possa mobilizar novas iniciativas de forma a aumentar a captação de fundos europeus.

No âmbito da RIS3T foram definidas seis áreas estratégicas de cooperação ao nível da Eurorregião (Galiza e Norte de Portugal): energia da biomassa e do mar; indústrias agroalimentares e biotecnológicas; indústria 4.0; indústrias da mobilidade; indústrias turísticas e criativas; saúde e envelhecimento ativo.

O projeto IMPACT_RIS3 conta com a participação da Agência Galega de Inovação (GAIN), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e da Agência Nacional de Inovação (ANI) e tem o apoio do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha – Portugal (POCTEP).

Consulte o programa aqui: https://www.ccdr-n.pt/pagina/forum-ris3t

Voltar ao Topo da Página