Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Vice-Presidente da CCDR NORTE para a Cultura e Património, Jorge Sobrado, participou da inauguração das reservas visitáveis e da qualificação do Museu Bienal de Cerveira, intervenções cofinanciadas pelo Programa NORTE 2030, no âmbito do Plano de Ação para a Cultura.


As melhorias inauguradas integram o projeto “FBAC: 47 anos de promoção da arte contemporânea”, promovido pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), que contempla uma nova área de reservas da coleção de arte da Fundação, com capacidade para mais de 700 obras de arte contemporânea, e um novo sistema de luminotecnia das galerias expositivas.


Esta obra representa um passo decisivo na salvaguarda, gestão e valorização do património artístico da Bienal de Arte de Cerveira.


Para o Vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, “a Fundação Bienal de Arte de Cerveira está duplamente de parabéns. Por um lado, está a viver um ciclo expansivo, afirmativo, que faz justiça à sua história e à sua vocação cultural e artística. Por outro, demonstrou saber executar bem e de modo o projeto de reequipamento da sua infraestrutura cultural, tornando as suas reservas visitáveis.”


Com um investimento total de cerca de 150 mil euros, cofinanciado a 65% pelo NORTE 2030, a operação permitiu a modernização da reserva técnica — com a introdução de painéis deslizantes, mobiliário modular e um sistema de monitorização ambiental — e a sua abertura ao público, transformando um espaço tradicionalmente reservado ao depósito em núcleo visitável.


Paralelamente, foi instalado um novo sistema de iluminação LED de alta eficiência energética nas Galerias João Lemos Costa e Germano Cantinho, que valoriza as obras expostas e proporciona uma experiência mais sustentável e qualificada ao público.


Estas intervenções foram apresentadas no passado sábado, 19 de julho, no âmbito da inauguração da exposição “Transbordo – Santiago de Compostela”, com curadoria de Iñaki Martínez Antelo, que estará patente até 29 de novembro de 2025.

Voltar ao Topo da Página