Conselho Regional do Norte

Teresa Andresen vence Prémio Gonçalo Ribeiro Telles

10 de janeiro

Teresa Andresen, personalidade de mérito do Conselho Regional do Norte, foi distinguida na 1.ª edição do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles. O galardão destina-se a personalidades com um trabalho destacado em matérias de ambiente e paisagem.

A arquiteta paisagista e engenheira agrónoma é Presidente da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e personalidade de mérito do Conselho Regional do Norte, órgão consultivo responsável por acompanhar as atividades da CCDR-N e a execução dos programas operacionais de financiamento comunitário, assim como pronunciar-se sobre os projetos de relevância e dar parecer sobre os planos e programas de desenvolvimento regional.

Teresa Andersen dirigiu o Instituto da Conservação da Natureza (1996-1998), o Parque da Fundação de Serralves (2007-2009) e o Jardim Botânico do Porto (2007-2014), tendo sido fundadora do curso de Arquitetura Paisagista na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A arquiteta paisagista foi ainda responsável da elaboração da candidatura da Região Demarcada do Douro a Património Mundial da UNESCO, da qual a CCDR-N é gestora.

O Prémio Gonçalo Ribeiro Telles será entregue no dia 10 de janeiro, em Lisboa, e é uma iniciativa do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Causa Real, da Ordem dos Engenheiros e da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (da qual a galardoada foi Presidente).