Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

As comemorações do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco e “As Rotas do Norte” vão ser apresentadas na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, pelo Vice-Presidente da CCDR NORTE para a Cultura, Jorge Sobrado.


No dia de arranque da maior feira de turismo do país, esta quarta-feira, 12 de março, pelas 11h30, no stand "Porto & Norte" (da Entidade Regional de Turismo), Jorge Sobrado apresenta a estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas de "Rotas do Norte", estabelecidas numa parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, com vista ao desenvolvimento do turismo cultural regional.


Pelas 15h30, o responsável pelas áreas da Cultura e do Património irá falar sobre o programa comemorativo do Bicentenário Nascimento de Camilo Castelo Branco.


Este programa resulta de uma parceria entre 33 instituições do Norte de Portugal, incluindo municípios, universidades e fundações, com o objetivo de celebrar os 200 anos do nascimento do escritor e promover a sua obra junto de novos leitores.


As comemorações, que decorrerão predominantemente entre 16 de março de 2025 e 16 de março de 2026, incluem diversas iniciativas culturais, artísticas e científicas. Entre elas destacam-se a criação de uma ópera contemporânea baseada na obra "Amor de Perdição", um espetáculo de dança pela companhia Ballett Douro inspirado em várias obras de Camilo, e um espetáculo de teatro de rua intitulado "Camilo na Rua", direcionado para públicos a partir dos 6 anos e falantes de inglês.


Além disso, será produzido um Guia Literário de Camilo a Norte, com um mapa associado, visando promover o turismo literário na região.


A participação da CCDR NORTE na BTL visa divulgar estas iniciativas, reforçando a importância de Camilo Castelo Branco na cultura portuguesa e promovendo o Norte de Portugal como destino turístico.

Voltar ao Topo da Página