Agenda

Sábado, 9 maio, 2015

Dia da Europa assinala-se a 9 de maio

O Dia da Europa assinala-se a 9 de Maio com um conjunto diverso de iniciativas no país e em todo o espaço comunitário, que recordam a data da declaração e da instituição consideradas fundadoras e precursoras da União Europeia.

Além do hastear da bandeira europeia em diferentes instituições e organismos públicos, de norte a sul do país, no Norte de Portugal destaca-se a iniciativa do Europe Direct Porto, com uma ação de sensibilização na Estação do Metro do Porto de São Bento, entre as 10h00 e as 18h00, dirigida a instituições e escolas da região.

Na génese do Dia da Europa está a Declaração Schuman, proferida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês a 9 de Maio de 1950, onde propôs à Alemanha e aos países que quisessem aderir, a gestão conjunta das produções de aço e de ferro, através da instituição de uma Alta Autoridade. Surgiu, assim, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que veio dar origem à União Europeia. Tendo em consideração a importância da data para o início do processo de construção europeia, os Chefes de Estado e de Governo decidiram, na Cimeira de Milão de 1985, consagrar o dia 9 de Maio como o Dia da Europa.