NORTE ON BIKE

A CCDR-N lançou em abril de 2017 a iniciativa “NORTE ON BIKE” entendida como um laboratório à escala regional para o uso e promoção da bicicleta. Num contexto em que a Politica de Coesão da União Europeia assume uma forte componente de apoio a projetos relacionados com a mobilidade urbana sustentável, esta iniciativa pretende contribuir para a aposta no investimento em ciclovias e no uso e promoção da bicicleta como modo de transporte intraurbano.

O arranque da iniciativa fez-se em parceria com o “Compromisso pela Bicicleta” - Plataforma Tecnológica da Bicicleta da Universidade de Aveiro, com a realização do seminário “Mais Bicicletas, Melhores Cidades - A Promoção do Uso da Bicicleta no âmbito do PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável 2014-2020”.

 

Objetivos

1. Consolidação das infraestruturas e serviços relacionados com o uso e promoção da bicicleta

Partindo da definição de “Ciclovia” enquanto pista “ciclável”, de piso regular, que privilegia especificamente a circulação de pessoas utilizando bicicletas, pretende-se aferir qual o ponto de situação desta infraestrutura na Região do Norte. Este exercício será feito em estreita articulação com as autarquias, a Área Metropolitana do Porto e as comunidades intermunicipais.

2. Elaboração de documentos de orientação metodológica e de melhoria de práticas relacionadas com o uso e promoção da bicicleta

Pretende-se a elaboração e divulgação de documentos técnicos e/ou informativos (ex: sebentas temáticas, brochuras) relacionados com o uso e promoção da bicicleta para robustecer os diferentes atores envolvidos no uso e promoção da bicicleta, designadamente nos seguintes temas:

  • Redes Cicláveis;
  • “Bike Sharing”;
  • Envolvimento da Comunidade.
  • Turismo em Bicicleta (em articulação com o Turismo e Norte Portugal).
  • Os Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) e a Bicicleta.
  • O valor económico da bicicleta.
  • Segurança Velocipédica (em articulação com as forças de segurança PSP e GNR).
  • Bicicleta e Saúde/atividade física (em articulação com a DGS)

3. Participação em redes internacionais que possibilitem a troca de experiências associadas à promoção e uso da bicicleta

Pretende-se identificar oportunidades para participação em redes nacionais e internacionais que possibilitem oportunidades de intercâmbios e troca de experiências no que respeita à implementação de políticas públicas relacionadas com o uso e promoção da Bicicleta.

4. Promoção da bicicleta como meio essencial ao desenvolvimento de produtos turísticos de excelência

Pretende-se identificar quais os desafios atuais que se colocam à bicicleta na sua dimensão turística, quer na lógica do operador turístico, quer na lógica do utilizador, em particular em contexto urbano.

De acordo com o guia das “Ciclovias, Ecovias e Ecopistas na Região do Norte” (Turismo do Porto e Norte de Portugal), as infraestruturas cicláveis são de uma enorme importância para o setor do turismo, sobretudo no que concerne à descoberta do território, à oferta de produtos e serviços locais, permitindo em última instância a criação de postos de trabalho e a dinamização da economia local/regional.

 

Eventos

19 de abril 2017: Lançamento da iniciativa “NORTE ON BIKE”

Mobilidade no contexto do PO Norte 2014-2020 | Jorge Nunes

A Mobilidade Urbana Sustentável - Municipio da Maia | Marta Moreira

O Valor Económico da Bicicleta | Manfred Neun

Politicas de Promoção da Bicicleta em Madrid | Ignacio Soriano

Iniciativa "Compromisso pela Bicicleta" | José Carlos Mota

A iniciativa  NORTE ON BIKE | Fernando Gomes

 

Galeria de Imagens

19 de abril 2017: Lançamento da iniciativa “NORTE ON BIKE”

 

Contacto

norteonbike@ccdr-n.pt