Cooperação

Vencedor do Prémio Nortear anunciado no final do ano

Prémio Nortear

A sexta edição do Prémio Literário Nortear contou com um total de 28 obras apresentadas, 9 estão escritas em galego e castelhano e 19 em português. A candidatura vencedora será anunciada no final do ano.

O Prémio Literário Nortear conta já com seis edições, contabilizando aproximadamente 230 obras submetidas a concurso, por jovens de entre 16 e 36 anos da Galiza e do Norte de Portugal.  Com um prémio no valor de 3.000 Euros, acrescidos da publicação da obra vencedora, o galardão procura, ainda, definir-se como um espaço cultural único e partilhado na Eurorregião. Tem como objetivos principais distinguir anualmente obras literárias originais de ambos os lados da fronteira, incentivar a produção literária entre a juventude galega e a portuguesa e favorecer a circulação e distribuição de obras literárias entre a Galiza e o Norte de Portugal, para reforçar o diálogo cultural entre os dois territórios.

O júri deste ano é composto por Carla Amado, Diretora do Instituto Camões e Presidente do Júri; Arantza Portabales, escritora galega; Ramón Nicolás, professor, crítico literário, tradutor e escritor galego; Ana Araújo, Técnica Superior na Divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte; e Carlos Lopes em representação da Editora “Edita-me”.

Esta iniciativa é resultado da cooperação, desde 2015,  entre o AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, a Consellería de Cultura e Turismo da Xunta de Galicia e a Direção Regional de Cultural do Norte, e conta com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER, no âmbito do Programa Interreg V A Espanha - Portugal 2014 - 2020 (POCTEP).