Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para Crianças “Kastelo” e o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde são finalistas da edição de 2018 dos Prémios Europeus Regiostars. Considerados os "Óscares Europeus” para os projetos mais inspiradores de desenvolvimento regional, apoiados pelos fundos da União Europeia, o galardão é atribuído pela Comissão Europeia desde 2008 com o objetivo de reconhecer publicamente investimentos inovadores e que servem de exemplo às demais regiões europeias.

A Unidade “Kastelo” é finalista na categoria "Criando um melhor acesso aos serviços públicos". Na candidatura apresentada pela CCDR-N, enquanto Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte, é destacada pelo acompanhamento de crianças com doenças graves e seus familiares, assegurado pela Associação Nomeiodonada. Esta unidade, a funcionar em Matosinhos, foi distinguida em 2017 com o Prémio O Norte Somos Nós, na categoria NORTE Inclusão, pela humanização do serviço prestado e capacidade de assegurar conforto e qualidade de vida aos seus utentes, a maioria em estado terminal.

Já o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde é finalista na categoria “Apoio à transição industrial” por ser um “superlaboratório” que reuniu os investigadores dos três centros IBMC, o INEB e o IPATIMUP. A candidatura apresentada pela CCDR-N menciona o caráter excecional das equipas que aqui trabalham em áreas como o cancro, a neurobiologia e doenças neurológicas e que somam prémios internacionais com o desenvolvimento de novos produtos ou de linhas de investigação. O I3S foi considerado emblema regional nos Prémios O Norte Somos Nós.

Os vencedores da edição de 2018 dos Regiostars serão conhecidos a 9 de outubro, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades. Recorde-se que o Norte de Portugal já trouxe o galardão para a região em 2015 com o projecto Eurocidade Chaves e Verín, em 2014 com o projeto Art on Chairs (Paredes) e em 2013 com Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Voltar ao Topo da Página