Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Norte de Portugal é o destaque da última newsletter da Comissão Europeia dedicada à Especialização Inteligente, exercício usado nas regiões europeias para planear e acompanhar a aplicação dos fundos estruturais no domínio da inovação, efetuado tanto por entidades públicas como privadas.

O artigo introduz os oito domínios prioritários identificados para a região no atual ciclo 2014-2020 – “Ciências da Vida e Saúde”, “Cultura, Criação e Moda”, “Recursos do Mar e Economia”, “Capital Humano e Serviços Especializados”, “Indústrias da Mobilidade e Ambiente”, “Sistemas Avançados de Produção”, “Sistemas Agroambientais e Alimentação”, “Capital Simbólico, Tecnologias e Serviços de Turismo” – e avança com um ponto de situação dos investimentos efetuados.

O retrato feito à Região do Norte dá conta da existência de um crescimento económico a médio prazo, que se refletiu na diminuição da taxa de desemprego, mas que cuja evolução está condicionada a um aumento da produtividade dos trabalhadores. Sendo certo que este aumento de produtividade está mais associado a atividades económicas intensivas em tecnologia, antecipa-se para o próximo ciclo comunitário a prioridade de apoiar o empreendedorismo e o investimento privado nesses domínios. Em causa está a necessidade de melhor identificar domínios de uso intensivo de tecnologia para projetar o Norte de Portugal a nível internacional.

Voltar ao Topo da Página