Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

O plano de ação regional NMP-REG foi desenvolvido pela CCDR-N, com o apoio do INL e das entidades que participaram nas reuniões do Grupo Regional de Agentes, com destaque para o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Tem como âmbito territorial a Região do Norte (NUTS II Norte).

Dos 12 programas da Política de Coesão que se enquadram no acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia, designado de PORTUGAL 2020, seis incidem na Região do Norte, sendo que apenas um deles é exclusivo deste território – o NORTE 2020. Este plano de ação foca-se na melhoria do NORTE 2020, nomeadamente, nas medidas deste programa de dinamização do ecossistema de inovação e de apoio à transferência de conhecimento na área das NMP para a indústria.

 

Princípios de desenvolvimento do plano de ação

O desenvolvimento do plano de ação do Norte assentou em dois princípios fundamentais: (i) cooperação inter-regional entre parceiros NMP-REG; e (ii) colaboração com os principais atores da região que lidam, direta ou indiretamente, com a promoção da transferência de conhecimento e inovação na área das NMP na indústria.

No âmbito do primeiro princípio, a cooperação foi promovida através da realização de eventos de aprendizagem inter-regional, processos de transferência bilateral de conhecimento e partilha de boas práticas. Ao segundo princípio esteve subjacente a organização de reuniões do Grupo Regional de Agentes do Norte, com uma periodicidade semestral, as quais proporcionaram a troca de conhecimento tácito entre diferentes agentes locais, bem como a criação de redes de colaboração entre esses mesmos agentes.

 

Acesso ao plano de ação

O plano de ação regional pode ser consultado na secção de documentação relevante do projeto.

                                                                                

< Voltar ao menu inicial NMP-REG

Voltar ao Topo da Página