Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

As nanotecnologias, novos materiais e processos avançados de produção (NMP) apresentam um elevado potencial de impacto na inovação de diversos subsectores da indústria. Assumem-se como parte integrante das designadas tecnologias facilitadoras essenciais, ou “Key Enabling Technologies” (KET), consideradas, pela União Europeia, de importância estratégica para o desenvolvimento de economias baseadas no conhecimento. Estas tecnologias têm o potencial de reverter as tendências negativas recentes na indústria europeia, contribuindo para a criação de emprego e para o impulso ao crescimento económico das regiões.

As intenções são claras, mas o caminho a percorrer até à transferência, aplicação e exploração de NMP na indústria é longo. As NMP encontram-se essencialmente na esfera da investigação. O desafio comum está em assegurar que os atores do ecossistema de inovação cooperam para que os resultados da investigação sejam disseminados junto da indústria, de forma a contribuir para o desenvolvimento regional.

É neste contexto que surge o projeto NMP-REG (Delivering Nanotechnologies, advanced Materials and Production to REGional manufacturing), um projeto de Cooperação Territorial Europeia, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg Europe, que agrupa sete parceiros oriundos de cinco países. A CCDR-N é um destes parceiros. Ao centrar-se na melhoria de instrumentos de política regional, nomeadamente daqueles que operacionalizam a Política de Coesão da UE para 2014-2020, o projeto NMP-REG proporciona condições para uma maior racionalização na utilização de fundos europeus em projetos de transferência de tecnologia e inovação nas diferentes regiões participantes.

 

Abordagem e atividades do projeto

O desenvolvimento do projeto NMP-REG assenta, em larga medida, em atividades de cooperação inter-regional entre os sete parceiros do projeto. Ao longo de cinco anos (abril de 2016 a março de 2021), estes parceiros juntam-se com o objetivo de partilharem boas práticas e conhecimento, e de abordarem um desafio comum de política regional. Como resultado da aprendizagem proporcionada pelas atividades de cooperação inter-regional, cada uma das cinco regiões participantes no projeto desenvolve e implementa um plano de ação, através do qual procura melhorar as políticas de inovação e desenvolvimento regional, nomeadamente as de apoio à transferência e disseminação de NMP pela indústria transformadora. Um plano de ação corresponde, genericamente, a um documento no qual cada região participante detalha a forma como os resultados da aprendizagem inter-regional serão implementados com o objetivo de melhorar um instrumento de política pública incidente na região respetiva. No caso da Região do Norte, este corresponde ao NORTE 2020 - Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020.

 

Fases do projeto

O projeto NMP-REG é implementado em duas fases:

  • Fase 1 – Aprendizagem inter-regional. Nesta fase, que dura 3 anos (abril 2016 a março 2019), cada uma das cinco regiões participantes no projeto (i) partilha boas práticas e conhecimento relacionados com um desafio comum de política regional; (ii) constitui um grupo de organizações locais e regionais que desempenhem um papel ativo no desenvolvimento e implementação do instrumento de política pré-estabelecido no âmbito do projeto para a região respetiva – este grupo é designado de Grupo Regional de Agentes (RSG); (iii) desenvolve um plano de ação para melhorar o instrumento de política pública pré-estabelecido para a região respetiva, tendo por base a aprendizagem proporcionada pelas atividades de cooperação inter-regional do projeto. A primeira fase conclui-se com evento internacional, em março de 2019.
  • Fase 2 – Implementação e monitorização do plano de ação. Esta fase, que dura dois anos (abril 2019 a março 2021), é dedicada à implementação do plano de ação e respetiva monitorização. Ainda que a partilha de boas práticas e conhecimento entre parceiros se mantenha ao longo de todo o projeto, esta fase é de âmbito marcadamente regional/local, encontrando-se fortemente ancorada à melhoria do instrumento de política pública pré-estabelecido para cada uma das cinco regiões participantes. A segunda fase conclui-se com um evento internacional na Região de Flandres (Bélgica), no início de 2021.

 

Para mais informações sobre o NMP-REG, consulte a página do projeto no sítio do Interreg Europe.

 

< Voltar ao menu inicial NMP-REG

Voltar ao Topo da Página