Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O IACOBUS é um programa de cooperação científica, cultural e pedagógica que tem como principais objetivos promover e fomentar sinergias e o desenvolvimento conjunto de atividades de investigação, formativas e de divulgação entre universidades, institutos politécnicos e centros tecnológicos da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal. Até ao momento, o programa tem alcançado um grande êxito no universo académico na eurorregião, como demonstram os números globais das anteriores edições realizadas: mais de 1200 candidaturas selecionadas, que abrangem projetos de investigação de todas as áreas de conhecimento, e um financiamento total superior a 1,4 milhões de Euros.

O “IACOBUS Estadias de Investigação” promove e financia estadias transfronteiriças para o desenvolvimento de projetos de investigação nas entidades que participam no programa : 7 universidades, 4 institutos politécnicos, 22 centros tecnológicos e 6 fundações/institutos de investigação de saúde (num total de 39 entidades). Podem candidatar-se ao programa docentes (PDI) e investigadores pré e pós-doutorais, assim como pessoal de administração e serviços (PAS) por parte das instituições de ensino superior. No caso dos centros tecnológicos, podem candidatar-se investigadores ou gestores de projetos de I+D+i com pelo menos 5 anos de experiência acreditada nessas tarefas (gestor de inovação) e pessoal com funções de investigação ou gestão de projetos I+D+i que não atinja os 5 anos de experiência (técnico de I+D+i).

Os candidatos, para serem elegíveis, terão que ter contrato laboral/vínculo de investigação em vigor, também durante o período de realização do intercâmbio, com alguma das entidades participantes, assim como estar em condições de poder trabalhar do outro lado da fronteira.

Quanto ao “IACOBUS – Publicações Científicas (Papers)” destina-se a fomentar a cooperação transfronteiriça em atividades de investigação e de divulgação, através de ajudas económicas à publicação de artigos científicos e de investigação em alguma das revistas indexadas no vigente Journal Citation Report (JCR) e no SCOPUS para as áreas de humanidades. Estes artigos terão que ser desenvolvidas em parcerias transfronteiriças conjuntas, por autores pertencentes às instituições de ensino superior da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal (Universidades e Institutos Politécnicos) e que fazem parte do programa.

O IACOBUS é programa que está fundamentado nas prioridades definidas no Plano de Investimentos Conjuntos Galicia - Norte de Portugal (PIC 21-27) e nas áreas estratégias estabelecidas pela Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça Galicia - Norte de Portugal (RIS3-T) e conta com o apoio da União Europeia, através do financiamento ao Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

O período de candidaturas decorre do dia 22 de novembro até ao dia 17 de janeiro de 2022. Para mais informações consulte o site iacobus.gnpaect.eu ou através dos e-mails: gnpaect@gnpaect.eu ou iacobus@gnpaect.eu


Voltar ao Topo da Página