A obra ‘Clementina’, de Lara Dopazo Ruibal, foi a grande vencedora do Nortear, um prémio literário lançado pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte e a Consellería de Cultura, Educación y Ordenación Universitaria (Espanha).
Com o principal objectivo de incentivar a criatividade dos jovens escritores do Norte de Portugal e da Galiza, a primeira edição reuniu 60 trabalhos a concurso, um número que ultrapassou todas as expectativas.
Para além de um representante do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, o Júri do Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores foi ainda composto pelos escritores valter hugo mãe, Ledicia Costas e Carlos Arias, assim como por Carlos Lopes, diretor da editora “edita-me”.
Para a distinção da obra ‘Clementina’, o Júri destacou a “beleza da história, através do uso marcadamente literário e pessoal da linguagem, do domínio seguro e original da técnica narrativa e do ritmo da obra, acompanhado de dimensão lírica”.
Para além do prémio Nortear, no valor de 2.000 euros, o Júri decidiu ainda conceder uma menção honrosa, pela sua qualidade, à obra ‘Coração cheio de nada’, da autoria de João Maria Cardoso.
Saiba mais
Artigos Relacionados
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-