Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

No âmbito da Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal, o projeto de Assistência Recíproca Inter-regional em matéria de Emergências (ARIEM-112) vai simular um naufrágio no Rio Minho envolvendo 30 organismos dos dois lados da fronteira com o objetivo de testar a capacidade de articulação dos meios de socorro e salvamento. O simulacro acontece às 10 horas (hora portuguesa) de quarta-feira, 14 de maio, no trecho do Rio Minho situado na Av. dos Pescadores, em Vila Nova de Cerveira, e, simultaneamente, em Goián, Tomiño, junto ao antigo embarcadouro, às 11h00 (hora espanhola).

A operação prevê a existência de cerca de 13 vítimas, entre mortos e desaparecidos, e envolve a Autoridade Portuguesa de Proteção Civil, o INEM, diversas corporações locais de bombeiros e equipas da PSP e da GNR com diferentes especialidades. Do lado galego participam forças e especialidades idênticas, a que acresce um helicóptero de busca e salvamento.

O ARIEM-112 é um projeto transfronteiriço existente na Galiza, Castela e Leão e na Região do Norte, cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal - Espanha (POCTEP), que tem como objetivo estabelecer mecanismos de colaboração entre as entidades de emergência dos dois lados da fronteira.

Voltar ao Topo da Página