A obra ‘Afluentes’, da jovem ourense Sabela Varela Fernández, foi a grande vencedora do Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores, um galardão lançado com o principal objectivo de incentivar a criatividade dos jovens escritores do Norte de Portugal e da Galiza.
Esta quinta edição reuniu 30 trabalhos a concurso, marcados pela qualidade literária.
Para a distinção da obra vencedora, o júri destacou a prosa muito elegante, madura e coerente, inclusivamente nos diversos desdobramentos alcançados em diferentes categorias da narrativa, como o tempo, o espaço, as personagens e o narrador. Salientou-se, ainda, relativamente ao conteúdo, a presença do onírico como ponte de ligação entre as protagonistas, quando convergem e divergem numa série de espaços e tempos diferentes.
Presidido por Carla Amado, responsável do Instituto Camões - Centro Cultural Português em Vigo, o Júri do Nortear foi ainda composto pelos escritores galelos Emma Pedreira e Ramón Nicolás, por Carlos Lopes, representante da EDITA-ME, e por Ana Araújo, em representação da Direção Regional da Cultura do Norte.
O Prémio, cofinanciado pelo INTERREG V-A Espanha-Portugal, é promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza - Norte de Portugal, pela Direção Regional de Cultura do Norte (Portugal) e pela Consellería de Cultura e Turismo – Xunta de Galicia (Espanha).
Últimas Notícias
-
Apoio a agricultores em Sernan... Entrega de apoios a agricultores afetados pelos incêndios em Sern...
-
PROGRAMA ESCOLAS Recuperação / Reabilitação de Escolas | Aviso Nº01/2025
-
Visita delegação da Sérvia CCDR NORTE recebe delegação da Sérvia para partilha de boas práti...
Agenda Relacionada
-
Prémio Literário Nortear abre candidaturas para a quinta edição 18 dezembro 2018 - 28 junho 2019
-
Jovem estudante da Região Norte vence Prémio Literário Nortear 18 dezembro 2018 - 18 dezembro 2018