Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte União Europeia

Menu Mobile

O programa IACOBUS, até então destinado ao intercâmbio de professores, investigadores e PAS da Galiza-Norte de Portugal, dá agora mais um passo na integração interrregional, com a abertura da 1.ª convocatória para formação profissional. O prazo para o envio das candidaturas foi adiado para 9 de junho, mantendo-se o periodo para realização da estadia de 22 de junho até 30 de setembro de 2015.

​O programa "IACOBUS Formação Profissional"​ quer aproximar as instituições públicas de formação profissional da Galiza-Norte de Portugal ​para facilitar mútuas aprendizagens, a troca de boas-práticas, a criação de redes de cooperação estáveis e, a breve prazo, permitir a homologação de títulos de Formação Profissional na Euro-Região, que facilite a criação de emprego e a contratação transfronteiriça.

Os formadores destes centros públicos de formação profissional da Euro-Região têm aqui uma oportunidade de conhecer novos métodos de trabalho, novas realidades na área de formação profissional em que trabalham e que têm competências e de contactar de perto com as necessidades profissionais de cada país.

​Este programa tem um orçamento de 60 mil euros, de financiamento europeu POCTEP, e surge na sequência do trabalho que está a ser desenvolvido conjuntamente pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal (IEFP) e pela Dirección Xeral de Formación Profesional da Xunta de Galicia (SXFP).

​O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (AECT-GNP) é a entidade gestora do projeto e, juntamente, com o IEFP, a CCDRN, a Xunta da Galicia e a SXFP, vai selecionar os participantes deste programa de intercâmbio, na primeira quinzena de junho.

Os Centros Públicos de Formação Profissional do Norte de Portugal elegíveis neste Programa são os da responsabilidade direta e partilhada do IEFP, as Escolas de Hotelaria e Turismo da Região Norte do Instituto de Turismo de Portugal, estando esta listagem disponível no Sítio gnpaect@gnpaect.eu.

Do lado Galego, os Centros de Formação Profissional enquadráveis no IACOBUS-FP, constam em http://www.edu.xunta.es/fp/centros-educativos/lista.

​Os termos da candidatura e o regulamento do Programa IACOBUS-FP estão disponíveis no sítio do AECT-GNP, em http://www.gnpaect.eu.

Voltar ao Topo da Página