A Comissão Europeia aprovou o Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020, o instrumento comunitário de apoio a iniciativas de cooperação transfronteiriça entre os dois países e que abrange os territórios de fronteira de que são exemplo o Norte de Portugal, a Galiza e Castela e Leão. Na Região Norte, dá-se continuidade ao apoio de projetos que se localizem nas NUTS III Alto Minho, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Ave, Cávado, Douro e Terras Trás-os-Montes.
Com a aprovação da Comissão Europeia no passado dia 13 de fevereiro, ficou assegurada a aplicação de mais de 288 milhões de Euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), para um investimento de mais de 382,5 milhões de Euros em prioridades como a proteção do meio ambiente e a promoção da eficiência dos recursos, o reforço da investigação, desenvolvimento tecnológico e da inovação, bem como a melhoria da competitividade das pequenas e médias empresas. Haverá, ainda, verbas alocadas a projetos de adaptação às alterações climáticas ou de prevenção e gestão de riscos ou à capacitação institucional e à eficiência da administração pública.
Recorde-se que o Interreg V-A é o quinto programa de cooperação entre Portugal e Espanha, depois dos Interreg I (1990-1993), Interreg II (1995-1999), Interreg III-A (2000-2006) e Interreg IV-A (2007-2013). Conheça melhor este instrumento de apoio, coordenado regionalmente pela CCDR-N, no Resumo para o Cidadão.
Últimas Notícias
-
-
Concurso de Teses de Mestrado... CCDR NORTE desafia municípios da Região para projetos relacionado...
-
Especialização Inteligente do... Norte define prioridades para investimento em infraestruturas cie...
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-