Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A cidade de Amarante, terra natal de Agustina Bessa-Luís, recebeu esta terça-feira, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardozo, o evento de apresentação das comemorações do centenário da escritora. O certame serviu para homenagear o legado da artista e celebrar o protocolo de cooperação institucional para a organização e promoção da iniciativa, que se vai realizar ao longo de um ano, entre 15 de outubro de 2022 e a mesma data do ano de 2023.


Agustina Bessa-Luís nasceu em Amarante, residiu no Porto e noutros concelhos do Norte de Portugal no decorrer da sua vida, pelo que se torna umbilical o laço que liga a sua obra literária de valor ímpar à Região Norte. Neste contexto, as comemorações do centenário do nascimento da escritora visam promover o seu legado artístico e cultural, ao mesmo tempo que desenvolvem o estudo e a valorização do seu vínculo territorial ao Norte de Portugal.


O evento contou com a presença e intervenção do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e, em representação da família da escritora, de Mónica Baldaque. 


Entre as instituições promotoras estão os Municípios de Amarante, Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde, a Direção Regional de Cultura do Norte, as Universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Entidade Regional de Turismo do Porto e do Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contando com o apoio institucional da CCDR-NORTE.

Voltar ao Topo da Página