Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-NORTE participou, na qualidade de especialista convidada, no evento da OCDE “Roundtable Dialogue”, realizado a 29 de abril. O certame foi organizado em parceria com o projeto MARIE e versou sobre o tema “Mainstreaming and Measuring Responsible Research and Innovation (RRI): Lessons from Practitioners and Academia”.


A intervenção da CCDR-NORTE foi focada no Sistema de Monitorização da Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte, desenvolvido no âmbito do projeto MONITORIS3, financiado pelo Interreg Europe. Este sistema foi considerado uma boa prática a nível europeu pela Policy Learning Platform do programa e consta também da bibliografia de referência da S3 Platform do Joint Research Center da Comissão Europeia.


Esta iniciativa associou especialistas da OCDE, profissionais de políticas regionais de inovação e representantes da academia de várias regiões e países, com o propósito final de debater a integração do conceito de RRI nas Estratégias de Especialização Inteligente, mais concretamente através da divulgação de práticas e experiências internacionais baseadas na cocriação e envolvimento dos cidadãos e na monitorização e avaliação de abordagens locais. 


O MONITORIS3 é apoiado pelo INTERREG EUROPE que tem como objetivo principal a troca de experiências ao nível de mecanismos de monitorização e metodologias de desenvolvimento de políticas no âmbito da implementação das estratégias regionais de especialização inteligente (RIS3). A parceria que sustenta este projeto é liderada pela Agência Galega de Inovação (Espanha) e envolve as seguintes entidades parceiras: Development Agency of the West Region Romania (Roménia), Regional Development Agency, Dubrovnik and Neretva Region (Croácia), Veneto Region (Itália), Nordland County Council (Noruega), CCDR-N (Portugal) e ANI (Portugal).

Voltar ao Topo da Página