Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

As iniciativas de cooperação que envolvem o Norte de Portugal e Espanha asseguraram um apoio de 87 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER),  no contexto dos resultados da primeira convocatória do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020. Este montante será aplicado maioritariamente em parcerias entre entidades das regiões do Norte de Portugal, Galiza e Castela e Leão.

O apoio aprovado permitirá a implementação de 68 projetos alinhados com as prioridades do INTERREG V-A, sobretudo no que respeita ao reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação. Dos projetos que receberam luz verde destacam-se os que promovem a transferência de conhecimento dos centros de investigação para as empresas em áreas como a biotecnológica marinha, as nanotecnologias e a economia social.

Já no âmbito da cooperação entre o Norte de Portugal e Castela e Leão ganha relevo o financiamento concedido à promoção da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, reconhecida pela UNESCO como a maior da Europa e que inclui os parques naturais do Douro Internacional e do Montesinho, do lado português, e do Lago de Sanabria e das Arribes del Duero, do lado espanhol.

Das verbas asseguradas para a cooperação transfronteiriça destaca-se, ainda, o financiamento concedido ao ARIEM 112, permitindo a continuidade deste projeto de cooperação em matéria de emergências transfronteiriças que envolve entidades do Norte de Portugal, de Castela e Leão e da Galiza.

O Interreg V-A, coordenado regionalmente pela CCDR-N, é o quinto programa de cooperação entre Portugal e Espanha, depois dos Interreg I (1990-1993), Interreg II (1995-1999), Interreg III-A (2000-2006) e POCTEP (2007-2013).

Voltar ao Topo da Página